22.9.07

Funções manifestas e latentes

Conceito central na Sociologia de Robert Merton (1910-2003), a idéia de funções manifestas e funções latentes pode ser também aplicada ao entendimento do agir individual. Segundo essa distinção, um comportamento possui, em geral, motivações manifestas (aquelas abertamente expressas por seu praticante) e motivações latentes, que possuem um caráter involuntário e inconsciente. A função manifesta, abertamente expressa por um consumidor de vinhos caros é a da satisfação de seu gosto refinado. Mas é bem possível que por trás desse comportamento haja também motivações inconscientes: o desejo de ser reconhecido como uma pessoa refinada e bem-sucedida. De fato, a distinção social atribuída aos especialistas em vinho é compatível com essa função latente.

O sociólogo Torsten Veblem (1857-1929) sustentava que as pessoas compravam coisas caras não por serem melhores (função manifesta), mas, justamente, por serem caras (função latente). Pois o prestígio social de uma pessoa, numa sociedade como a nossa, acaba sendo diretamente proporcional à magnitude do que consome. Se isso estiver certo, a compra de um Ferrari ou um BMW, de um Chanel ou um Dior se deve, de forma manifesta, à grande qualidade desses produtos, mas, de forma latente, à diferenciação social que eles proporcionam. Basta notar que os consumidores de tais produtos, cuja cifra gasta é, amiúde, justificada pela qualidade e durabilidade dos bens adquiridos, são os que mais rapidamente deles se desfazem, já que são bastante suscetíveis às oscilações da moda.

Da mesma forma, a linguagem difícil dos juristas, explicitamente atribuída a “necessidades da técnica jurídica”, quase sempre não passa de uma mescla de neologismos propositadamente rebuscados, bem como uma miscelânea de termos arcaicos, encontráveis na obra dos grandes tratadistas do passado. Por trás da função manifesta da “técnica jurídica”, encontra-se a função latente do emprego de linguagem difícil: monopolizar o entendimento das leis, tonando-se, os juristas, indispensáveis à sua interpretação.


Isso não significa que as funções manifestas são sempre desculpas esfarrapadas para um comportamento que visa outro fim. Não. Por certo, as funções manifestas evidenciam certas intenções sinceras de comportamento. Mas não explicam tudo.


Como salientou Merton, se fossem retiradas as funções latentes, de exaltação e prestígio social, a dinâmica do consumo de artigos de luxo sofreria um grande impacto. Da mesma forma, se fosse retirada a função de intermediário necessário do advogado entre o cidadão e as leis, muito da linguagem jurídica seria simplificada, sem que houvesse prejuízo “técnico” relevante. Em termos do método sociológico, a distinção entre funções manifestas e funções latentes ajuda-nos, pois, a compreender por que um comportamento sobrevive ao tempo, mesmo parecendo não atingir sua função.

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor,

Eu sempre saio da aula intrigada com as questões que o senhor aborda..hehehe..não tem como sair de lá com a mesma visão das coisas e isso é muitooo bacanaaa!!
Este exemplo que o senhor usou que diz que a maioria das pessoas que tem o hábito de comprar coisas com um valor financeiro muito alto usam como justificativa o fato dessas coisas serem de melhor qualidade e duráveis e no entanto substituem as mesmas rapidamente é muito contraditório[agora vou respirar pq não sei onde colocar a vírgula..ahaha]..aliás, o que mais existe na nossa sociedade na minha humilde opinião é contrariedade de idéias e opiniões..o que mais podemos ver é pessoas falando sem pensar...

Abração professor!

[E se por ventura se candidatar como vereador, conte com o meu voto..hehehe]


Andéia N. Silva 1°fase/Direito/UNIVALI/São José

Anônimo disse...

Não se preocupe Andreia !!!
Você aprenderá a colocar vírgulas em seus textos quando estudar pra fazer o exame da ordem.
No mais, concordo com você. As aulas do Sandro não fazem com que o acadêmico fique mais inteligente, mas certamente permitem ao acadêmico refletir sobre o tamanho de sua ignorância...Abraço Andreia...abraço Sandrão, e a propósito, que historia é essa de vereador ??