12.4.08

BIG BROTHER ISABELLA




"Pau nos cornos dos acusados!"
Frase da sabedoria popular



Eu não sei quem matou Isabella. Posso supor, posso deduzir, posso intuir, inferir, deixar-me levar pelo meu espírito justiceiro e vingativo, mas a verdade é uma só: eu não sei quem matou Isabella.

A polícia também não sabe: ela pode intuir, deduzir, torcer, enaltecer, denegrir, falar em porcentagens (“Já temos 70% de certeza de quem matou Isabella”! - Isso é equivalente a dizer que a menina estava 60% morta quando chegou ao solo. Ridíiiiculo!), mas que, até agora, não sabe, não sabe. Se soubesse teria municiado o promotor com argumentos capazes de sustentar a prisão dos acusados.

(É só um tal de ouvi dizer, ouvi falar, uma testemunha tardia disse que, a perícia não concluiu até o momento, um vizinho do outro prédio disse que viu, um telefonema foi dado não se sabe por que, um garçom apareceu, um pedreiro desmentiu, uma pessoa de “nível” ouviu.... Credo! A gente se acostuma vendo CSI e depois cai nessa realidade bem brasileira do diz-que-me-disse, do escutei-há-10-dias-mas-só-agora-notei-que-era-a-voz-da-vítima)... Dá até vergonha.

O povo não sabe quem matou Isabella (ele mal sabe quem descobriu o Brasil). O povo pode acusar, gritar, deixar vazar seus instintos mesquinhos, histéricos e justiceiros, mas ele não sabe de nada. Nunca sabe. Ele, em seu conjunto, é um ente estúpido, barraqueiro e Ridíiiiculo! O que ele quer é gritaria, cerveja, carnaval, sangue e gente pelada; entrevista com jogador de futebol, Faustão e gente estraçalhada; Calypso, notícias de morte e dança dos famosos.

Quem, afinal, são essas pessoinhas que, sem ter qualquer relação com os envolvidos no caso, deixam as atribuições do cotidiano para gritar a pessoas que, até que se prove o contrário, são inocentes: “ASSASSINOS, ASSASSINOS!”?

Cuidado com essa gente: elas atiram primeiro, depois verificam o que ocorreu. É por causa desse tipo de precipitação estúpida que Jesus foi crucificado, que os donos da escola de base tiveram sua casa e reputação destruídas (sob a acusação de que abusavam de crianças) e que tantas pessoas foram linchadas antes de sair a sentença que as absolveu.

Não defendo os Nardoni. Sei que eles têm muito a explicar. Acho, como todo mundo, que eles acabarão condenados. Mas eles podem, com todo direito constitucional e processual a seu favor, me dizerem: “Seu ACHO é problema seu”, “Você não nos conhece, não sabe como lidávamos com minha filha e enteada dela. Nunca esteve lá. Então, ou você arruma provas, ou sua opinião, juridicamente falando, vale tanto quanto nada.”.

Sinto, mas ele têm razão.

O que se está discutindo não é mais o destino do casal. E sim se os acusados possuem o direito de que seu caso não vire um enorme Big Brother:

- Ligue 00300xxx para eliminar Alexandre;
- 00300YY para eliminar a Sra. Jatobá;
- Agora se você acha que foi a mãe de Isabella, porque ela não chorou “como devido”, ligue para 0300ZZZ”;
- Já se você acha que foi o porteiro, uma vez que o casal não possuia mordomo, ligue 00300MMM.


Logo, logo sairá o nome dos eliminados. Se a resposta não combinar com o que achamos, amaldiçoaremos a Justiça por dar mais importância a detalhes como “ausência de provas” do que a nossa opinião; mas se combinar, justiça foi feita!

Não sei quem vencerá esse BBB, mas sei que muitos “um milhão” já ganharam cada emissora de TV na exploração do sadismo público. O povo também está tendo seu pão e circo: nada como jantar ao sabor da reconstituição do caso “Isabella”.

A queda da pobre menina serviu ao menos para tomarmos ciência de uma coisa: somos um povo incapaz de esperar um julgamento isento. Somos mais ligeiros do que qualquer perito, mais contundentes do que qualquer promotor, botamos delegados no chinelo e lamentamos a falta de senso dos nossos juízes, assim como a malícia dos advogados. Tirando nós, os demais são uma lástima!
Melhores que os outros,

Conosco Jesus jamais teria sido crucificado: já o teríamos matado no caminho!

8 comentários:

Manuela d`Eça Neves disse...

excelente, professor!

sentei o povo em fila, aqui em casa, para todo mundo ler e parar de encher meus ouvidos com besteiras sobre esse caso! ahahaha

obrigada!
beijoca.

Anônimo disse...

realmente, não bastasse o caso daquele menino qeu foi arrastado pelo carro, todas sas emissoras ganhando dinheiro com isso, coma falsa idéia de querer justiça. E o problema é que muita gente se deixa influenciar pelo que vê na TV, e qndo alguém pergunta ql a fonte, diz que viu na propaganda da novela.

um abraço, professor, e até segunda!

Anônimo disse...

Prof,
Muito bom o texto...
Saudade das tuas aulas!
bjus Thaisa

Mila disse...

É por isso que o Hélio Costa é pop star...
Ele tem visão de marketing..mostra o que o povo gosta, o que o povo quer ver..Pobre na cadeia, pobre algemado, pobre morto, pobre ensanguentado e todas as versões ferradas de pobre que existirem..
Ou alguém já viu rico sendo preso no Hélio Costa?

eu não.

Parabéns de novo Professor!

Paulo César Nascimento disse...

É, Sandro, o lado ruim da democracia e da economia de mercado é a tal da cultura pop. Pobre do Orwell, deve estar se revirando no túmulo com o empréstimo que fizeram do seu "Grande Irmão"...

P.S.: recebeu os contos que eu mandei? Abraço

Anônimo disse...

Aquele autor, Gary L. Francione foi um "achado"..heheh..me identifiquei bastante com os textos dele e resolvi publicá-los pq me sinto incapaz de escrever algo tão desconcertante, como o senhor mesmo disse.


E quanto a esse caso dessa menina, tens razão, julgamentos precipitados não deveriam existir em nenhum caso. Tento ficar longe desse tipo de notícia pq sei que nada posso fazer para ajudar diretamente, mas devo confessar que tenho acompanhado esse "big brother" com afinco e agora as coisas estão ficando mais claras mas não cabe a mim julgar, afinal, sempre existe mais de uma verdade e todos somos inocentes até que se prove o contrário.

Abração da sempre orgulhosa ex-aluna,

Andréia

Anônimo disse...

Parabéns!

Sou estudante do 3º ano de Direito e penso exatamente como o Sr. escreveu.

Tenho esperança neste país, pois ainda encontramos muita gente que “pensa”. Juntando forças através da exposição de idéias sensatas, construiremos um país melhor, mais justo, com respeito às instituições democráticas, mais solidário, enfim, um país digno.

Muito bom mesmo!
Paulo S. Nascimento - cuiabá MT.

(PrecarioCN) disse...

Caro Professor,

como sempre "dax um banho OoOOo!"

Dividimos a mesma opinião!
Vou mais além...
Nas periferias/Favelas morrem MUITO mais crianças de formas MUITO mais cruéis e ninguém está nem ai.
Vivemos uma versão mais atual de quem matou a Odete Roitman! Todos discutem, todos debatem, todos especulam, mas ninguém se preocupa que morrrem milhares de Izabelas por dia neste País.

Fico por aqui,pois o assunto é longo.

abs