8.4.08

Encontro de juristas

PROVAVÁVEL ROTEIRO

1ª. Parte
ABERTURA
Aproximadamente uma hora de atraso para a chegada do palestrante.
Quase uma hora para compor a mesa de honra, formada por aproximadamente 1/3 dos presentes. (Não se encante: você ficará aí embaixo mesmo...)

2ª. Parte
HOMENAGENS (Aproximadamente metade do tempo restante. É nessas horas que você ficará sabendo que o Ministro tal, o juiz qual, o promotor X e o procurador Y só não foram canonizados, receberam o Nobel e venceram o Big Brother por pura incompetência do Papa, da Academia e do Pedro Bial. (Não, meu filho, você não será homenageado, mas não se importe: os advogados e os professores também não).

3ª. Parte
PALESTRA PROPRIAMENTE DITA
No início era verborragia e ela logo se fará sono.
Depois serão as mesóclises, os arcaísmos, os doirados rococós e os truncados barrocos (que você não vai entender, mas não se preocupe, ao contrário, dê graças a Deus: essa é uma daquelas ocasiões em que, de fato, é melhor ser surdo).
Finalmente, serão ditas umas coisinhas que todo mundo que estuda Direito já sabe e que todo mundo que não estuda não precisa saber.

4ª. Parte
OS DEBATES IMPROPRIAMENTE DITOS
A essa altura, os colegas da mesa já sabem que o palestrante não disse coisa com coisa, mas, para manter a tradição, o moçoilo engravatado da direita se derreterá em elogios aquela que foi “quiçá, a melhor explanação sobre o tema já produzida em solo auriverde...”.
Por sua vez, o debatedor da esquerda, que durante toda a palestra ficou fazendo cara de contrariedade, agora, que chegou a hora do “vamo-ver”ao invés de questioná-lo, irá acrescentar alguns exemplos para confirmar a “fenomenal verossimilhança” do que o colega acabou de explanar. ( Se for da tribo do gelzinho na cabeça vai até dizer, sem receios, “fiquei até arrepiado.” – ui, ui, ui).

5ª. Parte
AS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES
Serão selecionadas três, e, pelo menos uma delas, tentará fazer o que o debatedor não fez: polemizar.

6ª. Parte
A RESPOSTA DO PALESTRANTE
Após escutar a pergunta, com a maior cara de tio bonzinho diante de sobrinho revoltado, dirá o falador:
“Entendo sua discordância. Ela é própria da juventude. Eu também já militei no movimento estudantil...” (e lá vai mais meia hora de biografia do palestrante, quando ele era menino em Barbacena...).

Finalmente, sem responder a provocação (imagina!), o palestrante encerra a “discussão” dizendo que o Brasil precisa de mais gente como aquele estudante.... e pede aplausos (e, é claro, recebe).

7ª. Parte
O ADIANTADO DA HORA
“Haveria muito mais coisa a explorar em tão fértil palestra. Mas, devido ao adiantado da hora, fica para uma próxima oportunidade. Boa-noite.”

8 a. Parte
PREJUÍZO
Isso mesmo: você morreu com R$ 25!

6 comentários:

Mila disse...

Só vou se for de graça então!

(risos.)

Nevermore disse...

Descrição indiscreta e por isso mesmo perfeita, só faltou falar dos "ingenuos" que ainda anos depois dizem com saudisismo "eu estive lá!" deixando os demais ingenuos morrendo de inveja do "sortudo" e seu enriquecimento cultural, bem mas para estes ingenuos que estão assim no fundo do poço eu tenho uma resposta: tome lá esta pá e começa a cavar meu filho.

Parabens pela eximia explanação
Att Márcio Henrique e Kenya Horst (Did 41)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom mesmo é o encontro de gramado hehehe.

muito legal seu blog Professor, fiquei um tempão lendo todos seus artigos.

Anônimo disse...

gostei da aula hj (sociologia), de verdade.
estou aprendendo muito contigo, obrigada.
Gislaine

Anônimo disse...

ai professor que alívio...pensei que fosse excesso de ignorância minha achar tudo isso dos encontros de juristas que participei...rsrsrss